domingo, 6 de setembro de 2015

REFLEXÃO DO PAPA FRANCISCO SOBRE O EVANGELHO DO XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO B)


Mc 7,31-37  Efatá, abre-te, foi este o lema da reflexão tecida neste domingo, pelo Papa Francisco, por ocasião da oração mariana do Angelus da janela do Palácio Apostólico que dá para a Praça de São Pedro. Comentando o Evangelho de São Marcos que fala da cura do surdo-mudo por Jesus, no território pagão de Decápole, o Papa recordou que esse surdo-mudo foi levado a Jesus, o que significa que temos de percorrer um caminho em direcção à fé. Outro símbolo expresso nesse surdo-mudo é que a surdez impede ouvir não só as pessoas, mas também a Palavra de Deus, pois que a fé nasce da pregação. Mais: Jesus manda afastar o surdo da multidão, primeiro porque não quer publicidade do milagre que está para realizar e, depois, porque não quer que a sua palavra seja encoberta pelo barulho do ambiente circunstante. É que: “A Palavra de Deus que Cristo nos transmite precisa de silêncio para ser acolhida como Palavra que cura, que reconcilia e restabelece a comunicação” .
O Papa chama depois a atenção para dois gestos realizados por Jesus: Ele toca as orelhas e a língua do surdo-mudo – um gesto que visa restabelecer a comunicação, o contacto, e dado que o milagre vem do Pai, Jesus eleva os olhos ao céu e ordena: “Abre-te”. O surdo passa então a ouvir e  a falar.
O ensinamento que tiramos deste episódio da vida de Jesus – disse o Papa – é que “Deus não está fechado em si mesmo, mas abre-se e põe-se em comunicação com a humanidade” A sua imensa misericórdia leva-O a vir ao nosso encontro, a comunicar connosco, a tornar-se presente em nós através do seu Filho feito homem, a Palavra que se faz carne.
“Jesus é um grande “construtor de pontes”, que constrói a grande ponte da comunhão plena com o Pai”.
Este Evangelho fala-nos também a nós hoje – frisou o Papa. Com efeito, muitas vezes fechamo-nos em nós mesmos, criamos ilhas inacessíveis e inóspitas, e nem sequer as relações humanas mais elementares encontram espaço: casais, famílias, grupos, paróquias, pátrias fechados.
No entanto - prosseguiu Francisco - o Baptismo, origem da nossa vida cristã, representa precisamente esse gesto e palavra de Jesus: abre-te. Através disso somos inseridos na grande família da Igreja, podemos ouvir Deus que nos fala e comunicar a sua Palavra.
E o Papa concluiu convidando a invocar Nossa Senhora, mulher da escuta e do testemunho alegre, para que nos apoie no empenho de professar a nossa fé e de comunicar as maravilhas do Senhor a quantos passam pelo nosso caminho.