domingo, 7 de setembro de 2014

P. HERMÍNIO VITORINO É O NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA DE S. FRANCISCO XAVIER DA CAPARICA

 O P. Hermínio Vitorino é desde ontem (6/09) o novo pároco da Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica, sucedendo ao P. José Pires, por proposta do Superior da Companhia de Jesus. O P. Hermínio é um Ilhéu-Açoriano! É o sexto filho de uma família de 9 irmãos e irmãs. Nasceu no dia 31 de Julho (dia de Santo Inácio de Loyola) de 1966, na aldeia de Santo António, na Ilha de S. Jorge – Açores, Diocese de Angra do Heroísmo.
Estudou na Escola Preparatória de Velas, depois ingressou no Seminário Intermédio-Maior De Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, onde permaneceu vários anos. Depois de algum tempo de discernimento, decidiu mudar e entrar na Companhia de Jesus, em Setembro de 1990. Durante os dois anos seguintes fez o Noviciado em Coimbra, depois estudou Filosofia em Braga de 1992 – 1996.
Em Setembro de 1996 foi enviado para a Missão de Fonte Boa, na Diocese de Tete, em Moçambique, onde fez o Magistério (dois anos de estágio – pastoral) durante dois anos aproximadamente. Durante esse tempo deu aulas de Português, numa escola do Estado, colaborou e foi responsável de um Internato Masculino, com 200 adolescestes e jovens, que estudavam naquela escola.
De Setembro de 1998 a Junho de 2003 estudou Teologia, licenciando-se em Missiologia, na Universidade Gregoriana. Foi ordenado Diácono em Roma, em Abril de 2001, e Sacerdote na Igreja de São Roque, em Lisboa, no dia 06/07/2002.
Regressou a Portugal, em Julho de 2003 e recebeu a missão de ir colaborar na Pastoral da Paróquia de Cristo Rei, no Pragal-Almada, (junto ao Cristo Rei), Diocese de Setúbal, e de ser professor de Educação Moral e Religiosa Católica numa escola dos bairros sociais do Monte da Caparica.
De Setembro de 2006 a Junho de 2009 pertenceu à comunidade Jesuítica da residência do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, Diocese de Braga, onde colaborou na Basílica dedicada ao Coração de Jesus. Porém durante estes quase três anos, teve 2 saídas, uma de Novembro de 2007 a Julho de 2008, para Moçambique onde trabalhou na catedral da cidade de Tete, e nas Missões de Fonte Boa e de Mesaladzi, pertencentes à Diocese de Tete.
A segunda saída foi de Setembro de 2008 a Abril de 2009, para fazer a Terceira Provação, (última fase de formação de um Jesuíta), em Salamanca, Espanha.
Quando voltou de Espanha foi enviado para a Covilhã, paróquia de S. Pedro e daí para a Paróquia da Charneca da Caparica de onde agora veio para tomar posse da Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica. Todos os paroquianos esperam e rezam para que a mudança contribua para que a Paróquia e a Diocese cresçam como sacramento de íntima comunhão com Deus e dos homens entre si.