domingo, 19 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO II DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A)


Jo. 1, 29-34 "Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo": é assim que João Batista reconhece Jesus que aparece na multidão às margens do rio Jordão. O encontro narrado no Evangelho deste domingo nos faz entender – observou hoje o Papa Francisco – que "Jesus veio ao mundo com uma missão precisa: libertá-lo da escravidão do pecado, assumindo sobre Si as culpas da humanidade".
"De que modo? Amando. Não há outro modo para vencer o mal e o pecado a não ser com o amor que impele à doação da própria vida em favor dos outros."- acrescentou o Santo Padre. Ele vem, portanto, para fazer a vontade do Pai.
Mas João Baptista no Evangelho deste domingo dá um outro testemunho de Jesus. Ele dá testemunho "de que Ele é o Filho de Deus". Efectivamente foi para isso que João veio: "Ele veio como testemunha para dar testemunho da Luz (Jesus) e todos crerem por meio dele" (Jo. 1, 7-8).
O convite que nos é feito, então, nesta passagem por João Baptista é o de seguir Jesus, "o Filho de Deus", o "Cordeiro de Deus". E isso significa, como disse, hoje, o Papa Francisco:
1º "colocar a inocência no lugar da malícia, o amor no lugar da força, a humildade no lugar da soberba, o serviço no lugar do prestígio",
2º "não viver como uma 'cidadela cercada', mas como uma cidade situada no monte, aberta, acolhedora, solidária"
3º "não assumir atitudes de fechamento, mas propor o Evangelho a todos, testemunhando com a nossa vida que seguir Jesus nos torna mais livres e mais alegres."