segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EVANGELHO DA SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR (ANO A)


Mt. 2, 1-12 Hoje a Igreja celebra a solenidade da Epifania, «manifestação» de Cristo a todos os povos, representados pelos Magos vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Depois de se ter manifestado, primeiramente, aos pastores, Jesus manifesta-se também a uns "sábios do Oriente", ou seja, aos gentios, aos pagãos. E manifesta-se também a estes, porque Ele veio para salvar TODOS os homens.

"Esta festividade ajuda-nos, pois, a penetrar o profundo sentido da missão universal da Igreja, que se pode compreender como um movimento de irradiação: o irradiar- se da luz de Cristo, reflectida no rosto do seu Corpo místico. E dado que esta luz é luz de amor, verdade e beleza, não se impõe com a força, mas ilumina as mentes e atrai os corações". (João Paulo II - Angelus - 06-I-1997)

O Papa Francisco na sua  Encíclica «Lumen fidei /A Luz da fé», §35 (trad. © Libreria Editrice Vaticana) diz também a propósito que "A luz da fé em Jesus ilumina o caminho de todos aqueles que procuram a Deus e oferece a contribuição própria do cristianismo para o diálogo com os seguidores das diferentes religiões. […] Imagem desta busca são os Magos, guiados pela estrela até Belém (Mt 2,1ss). A luz de Deus mostrou-se-lhes como caminho, como estrela que os guia ao longo duma estrada a descobrir. Deste modo, a estrela fala da paciência de Deus com os nossos olhos, que têm de se habituar ao seu fulgor. Encontrando-se a caminho, o homem religioso deve estar pronto a deixar-se guiar, a sair de si mesmo para encontrar o Deus que não cessa de nos surpreender. Este respeito de Deus pelos olhos do homem mostra-nos que, quando o homem se aproxima dele, a luz humana não se dissolve na imensidão luminosa de Deus, como se fosse um estrela absorvida pela aurora, mas torna-se tanto mais brilhante quanto mais perto fica do fogo gerador, como um espelho que reflecte o resplendor".

Façamos, então, como nos narra o Evangelho de hoje e sigamos a Estrela de Jesus (a sua luz) todos os momentos das nossas vidas.

Senhor, que a Tua Estrela (a tua luz) ilumine os nossos corações para assim Te adorarmos, glorificarmos e darmos bom testemunho de Ti!