quinta-feira, 14 de março de 2013

PAPA FRANCISCO


13-03-2013

Irmãos e irmãs, boa noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.

[Recitação do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai]

E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!

E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.
[…]
Agora dar-vos-ei a Bênção, a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade. [Bênção]

Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!

(tradução publicada pelo Vaticano)

14-03-2013     
Calçando sapatos pretos, não vermelhos, o Papa Francisco fez esta manhã cedo a sua primeira aparição desde que ontem à noite se anunciou aos fiéis na praça de São Pedro, em Roma, como o líder que os católicos foram buscar ao fim do mundo. Cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, tornou-se ontem 266.º líder da Igreja Católica e o primeiro Papa oriundo da América Latina.

Às 08.00 (07.00 em Lisboa) desta manhã, o Papa Francisco chegou à basílica romana de Santa Maria Maior, a mesma onde Inácio de Loyola, o fundador da ordem dos jesuítas celebrou a sua primeira missa de Natal em 1538, e aí esteve a rezar em privado durante cerca de 20 minutos.

O Papa, sucessor de Bento XVI, que resignou a 28 de fevereiro, chegou num pequeno grupo de duas viaturas, acompanhado de várias personalidades, entre eles Georg Gänswein, o secretário particular do seu antecessor, que é igualmente prefeito da casa pontificial. Foi recebido por várias pessoas na rua, na sua maioria jornalistas e fotógrafos.

Bergoglio, que segundo esclareceu o Vaticano será conhecido apenas como Papa Francisco, entrou por uma porta lateral da basílica, depois de sair de uma viatura sem matrícula, que está reservada aos pontífices. Como prometera, o Papa Francisco foi rezar a Virgem Maria.

"Esteve cerca de 20 minutos em frente a uma imagem da Virgem, junto à qual depositou flores, muito simples. Vestia a sotaina branca, calçava sapatos pretos e não vermelhos, tinha o seu anel de cardeal e uma cruz de prata", relatou, à AFP, Giuseppe, um dos 15 seminaristas, religiosos e prelados que tiveram a oportunidade de assistir à primeira aparição do Papa argentino.

O novo Papa passou a sua primeira noite na casa de Santa Marta, onde ficam alojados os cardeais que participaram no conclave. Segundo um fotógrafo, hoje citado pela AFP, o líder católico não quis ontem deslocar-se na viatura que estava reservada para transportar o novo Papa, preferindo antes ir no minibus com os restantes cardeais.

Intelectual jesuíta, foi um dos mais ferozes opositores à decisão das autoridades argentinas de legalizar o casamento homossexual em 2010, argumentando que as "crianças precisam de ter o direito a ser criadas e educadas por um pai e uma mãe". No entanto, de acordo com o jornal britânico 'The Guardian' é um moderado.

O novo Papa é um reconhecido adepto de futebol e manifestou por diversas ocasiões ser um seguidor do San Lorenzo de Almagro, clube fundado pelo padre Lorenzo Massa em 1908, tendo celebrado mesmo a missa que assinalou os cem anos do clube.

Nasceu a 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital argentina, tendo sido ordenado padre a 13 de dezembro de 1969, durante os estudos na Faculdade de Teologia do colégio de São José, em São Miguel de Tucuman (norte da Argentina).

Em 1969, viajou para Espanha, onde cumpriu o seu terceiro período de preparação sacerdotal na Universidade de Alcalá de Henares, nos arredores de Madrid.

A docência desempenhou um papel muito importante na biografia de Jorge Mario Bergoglio Bergoglio, já que ensinou em vários colégios, seminários e faculdades.

Em 1972, regressou à Argentina. Entre os anos de 1980 e 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de São Miguel. Concluiu o doutoramento na Alemanha, e foi também confessor e diretor espiritual da Companhia de Jesus, em Córdova (Espanha).

A nomeação como bispo aconteceu a 20 de maio de 1992, quando João Paulo II lhe confiou a diocese de Auca e o tornou bispo auxiliar da diocese de Buenos Aires. Em 1997 foi nomeado arcebispo coauditor de Buenos Aires e em 1998, depois da morte do arcebispo e cardeal Quarracino, subiu a arcebispo da capital argentina.

O cardeal argentino integrava a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Conselho pontifício para a Família e a Comissão Pontifícia para a América Latina.

Foi presidente da conferência de bispos na Argentina, entre 08 de novembro de 2005 e 08 de novembro de 2011.

A eleição, após a histórica renúncia de Bento XVI no mês passado, foi alcançada após cinco votações, no segundo dia do conclave.

O pontificado de Bento XVI foi marcado por escândalos e o novo Papa vai encarar desafios imediatos: impor a sua autoridade à máquina burocrática e institucional do Vaticano, e tentar recuperar os fiéis que a Igreja têm vindo a perder nos últimos tempos.

Depois do escândalo da fuga de documentos confidenciais do papa, "VatiLeaks", e do relatório sobre estes acontecimentos - redigido por três cardeais e que será dado a conhecer ao novo papa -, Bento XVI anunciou, a 11 de fevereiro, e para surpresa geral, a renúncia devido à idade avançada.

Primeiro líder da Igreja Católica a renunciar desde a Idade Média, o Papa emérito Bento XVI abandonou o Vaticano a 28 de fevereiro, deixando um decreto que autorizava os cardeais a antecipar a data do conclave.

Agora, todos esperam para ver em funções o sucessor de Bento XVI. O Papa Francisco celebrará o seu primeiro Angelus no domingo e será depois oficialmente entronizado na terça-feira, dia 19 de março, com uma grande missa na Basílica de São Pedro em Roma. Este é o dia de São José e o Dia do Pai.