sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

P. PAULO TEIA, SJ, PEDE AJUDA PARA PAGAR COLÓNIA DE FÉRIAS PARA CRIANÇAS ORFÃS EM SATEMWA (MOÇAMBIQUE)

Carta do padre Paulo Teia, SJ
Moçambique, Satemwa, 9 Dezembro de 2018
Queridos amigos (as),

Já se passou quase um ano desde que nos correspondemos por altura da campanha de Natal das mochilas e uniformes das crianças da rua de Tete. Nessa altura eu ainda não estava seguro da minha nova Missão em Moçambique depois da saída da Catedral. Deus tem os Seus caminhos e na verdade acabei por não ir para a Beira mas ficar na mesma Diocese de Tete a trabalhar na Angónia numa Missão que os padres jesuítas começaram há mais de 50 anos – Fonte Boa. Às terças-feiras vou a Tete fazer compras (250 km!) e costumo encontrar muitas das crianças que ajudamos no ano passado. Sempre estamos um tempo juntos e aproveito para falar com elas enquanto comem alguma coisa que compro. Neste momento, através de um benfeitor de Espanha, já consegui o dinheiro para pagar as mochilas e o material escolar destas crianças para este ano de 2019 que começa em Fevereiro.
Não quis no entanto deixar de vos desafiar mais uma vez para um gesto concreto. Neste momento sou responsável por um projeto chamado “Sementes do Amanhã” que tem cerca de 93 meninos e meninas órfãos. Estes meninos e meninas vivem em sete casas diferentes situadas nas aldeias onde viviam os seus pais e família. Cada casa tem a capacidade de acolher 12 crianças, meninos e meninas, que estão ao cuidado de duas mães da aldeia que foram contratadas para esse efeito.
As crianças tem idade compreendida entre os 5 meses de idade e os 21 anos. Recebem ajuda na alimentação, no vestuário, na saúde e nos estudos.

A colaboração que vos pedia para este ano seria de ajudarem a pagar a colónia de férias que estamos a organizar para elas em Satemwa (casa dos padres na Angónia) e que vai durar uma semana. As crianças entraram de férias e só regressam à escola em Fevereiro. Contamos que cada criança possa custar cerca de 15 euros. Para além disso, uma ajuda para comprar um Data Show (+- 400 euros) para projetarmos uns filmes para elas, seria muito bem-vinda.
Para ajudares basta enviares os 15 euros para a minha conta em Portugal e um correio eletrónico a dizer que fizeste a transferência. Eu enviar-te-ei o nome, a idade e a casa onde a criança vive. Na altura da colónia receberás algumas fotografias dos bons momentos que elas viveram.
Sem mais agradeço muito a tua amizade e a tua dedicação, um grande beijinho e abraço deste sempre vosso amigo padre Paulo Teia sj
Iban: PT50 0035 0662 0000 8466 0008 5 CGD
E-MAIL: ecovirgula@sapo.pt