domingo, 29 de dezembro de 2013

EVANGELHO DA FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ (ANO A)

 
Mt. 2, 13-15. 19-23 Hoje celebra-se a Festa da SAGRADA FAMÍLIA de Jesus, Maria e José. O Evangelho fala-nos da fuga da Sagrada Família de Belém para o Egipto devido às ameaças de Herodes.
Como afirmou hoje o Santo Padre, este Evangelho mostra-nos como José, Maria e Jesus experimentam as condições dramáticas dos refugiados, marcadas por medo, incerteza e dificuldades e fez
notar que Jesus quis pertencer a uma família humana que passou por várias dificuldades, para tornar claro que Deus está lá onde a pessoa humana enfrenta perigos, lá onde o homem sofre, onde tem de fugir, onde experimenta a recusa e o abandono; mas está também lá onde a pessoa humana sonha, espera regressar à Pátria em liberdade, projecta e opta pela vida, pela própria dignidade e pela dos seus familiares.

Na oração do Angelus deste dia o Papa referiu-se, ainda, à simplicidade de vida da Família de Nazaré, exemplo para as famílias de hoje, ajudando-as a tornarem-se comunidades de amor e de reconciliação, em que se experimenta a ternura, a ajuda e o perdão recíprocos. Mas convidou-as também a tomar consciência da importância que têm na Igreja e na sociedade, especialmente no anuncio do Evangelho que da família passa aos diversos âmbitos da vida quotidiana.
Confiemos, pois, as nossas famílias à Santa Família de Nazaré para que, imitando as suas virtudes, também as nossas famílias se tornem verdadeiras comunidades de amor, união e paz, empenhadas no anúncio do Evangelho...