domingo, 6 de novembro de 2016

REFLEXÃO DO PAPA FRANCISCO SOBRE O EVANGELHO DO XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)

Lc 20,27-38 O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a ressurreição é o “fundamento da fé cristã”, numa reflexão que evocou as recentes celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos.
“A ressurreição não é só o facto de reviver após a morte, mas é um novo género de vida que já experimentamos hoje: é a vitória sobre o nada, que já podemos saborear. A ressurreição é o fundamento da fé cristã”, sustentou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.
Num dia em que a passagem do Evangelho lida nas igrejas de todo o mundo relata uma discussão de Jesus com líderes religiosos do seu tempo, sobre a vida após a morte, Francisco sublinhou que acreditar na ressurreição é “essencial”, permitindo que o amor dos cristãos não seja “efémero e fechado em si mesmo”.
“Se não houvesse referência ao Paraíso e à vida eterna, o Cristianismo reduzir-se-ia a uma ética, a uma filosofia de vida. Pelo contrário, a mensagem da vida cristã vem do Céu, é revelada por Deus e vai para lá deste mundo”, explicou.
O Papa realçou que as palavras de Jesus mostram que este mundo se vive numa “realidade provisória” e que no além, após a ressurreição, sem a morte como “horizonte”, as relações humanas serão vividas “na dimensão de Deus, de forma transfigurada”.