domingo, 30 de outubro de 2016

REFLEXÃO DO PAPA FRANCISCO SOBRE O EVANGELHO DO XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)

Lc. 19, 1 – 10 O Papa comentou o evangelho deste domingo, em que São Lucas narra um episódio da vida de Jesus ocorrido em Jericó, onde vivia Zaqueu, um dos chefes de cobradores de impostos. Rico e colaborador dos romanos que ocupavam a região, Zaqueu não podia aproximar-se de Jesus devido aos seus pecados e ainda por cima era de estatura baixa. Então subiu para cima de uma árvore, um sicómoro, à beira da estrada por onde o Mestre ia passar. Ao vê-lo Jesus disse-lhe para descer porque queria parar na sua casa.
Tudo isto acontece antes de se dar em Jerusalém a condenação, a morte na cruz e a ressurreição de Jesus. Em poucas palavras, o desígnio da salvação da misericórdia do Pai para com a humanidade – comenta o Papa, acrescentando que nesse desígnio está também a salvação de Zaqueu, um homem desonesto e desprezado por todos e por isso mesmo necessitado de conversão.
Mas a multidão não compreende porque é que Jesus entra na casa dum pecador e murmura. Guiado pela misericórdia, Jesus procurava precisamente Zaqueu, para fazer compreender que o Filho do homem veio procurar e salvar quem estava perdido.
Se Jesus tivesse posto em evidência os pecados de Zaqueu – disse o Papa, a multidão teria aplaudido, mas como o acolheu e parou na sua casa, murmurou.
Por vezes, prosseguiu o Papa na sua reflexão, procuramos corrigir e converter um pecador, repreendendo-o, fazendo-lhe notar os seus erros e seu comportamento injusto. Mas a atitude de Jesus em relação a Zaqueu indica-nos um outro caminho: “O de mostrar a quem erra o seu valor, aquele valor que Deus continua a ver não obstante tudo. Isto pode provocar uma surpresa positiva, que enternece o coração e leva a pessoa a trazer ao de cima o bom que tem em si. É o dar confiança às pessoas que as faz crescer e mudar. É assim que Deus se comporta com todos nós, não fica bloqueado pelo pecado, mas supera-o com o amor e nos faz sentir a nostalgia do bem”.
Que Nossa Senhora nos ajude a ver o bom que há nas pessoas que encontramos no dia a dia, a fim de que todos sejamos encorajados a fazer emergir a imagem de Deus no nosso coração. E assim possamos alegrar-nos pela surpresa da misericórdia de Deus – rematou o Papa.