quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CENTRO JUVENIL PADRE AMADEU PINTO



No meio deste bairro social o Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto é uma luz de esperança, fruto da dedicação da Companhia de Jesus e dos muitos que com ela vão colaborando. Neste Centro muitas das crianças e jovens daquela zona recebem o amor, a atenção e muitas vezes a comida, que lhes falta nas suas casas. A maioria passaria o dia na rua, não fora o Centro, numa vida completamente à margem da cidadania. Mas, felizmente, no Centro, têm um local de aprendizagem, de educação, de são convívio, de onde nos últimos anos, têm saído bons resultados. 

 (Video de apresentação do centro em  https://www.youtube.com/watch?v=TJPJ-pubtjU )

Escusado será de dizer que um Centro destes tem enormes custos de operação. Nos últimos dois anos tudo foi possível graças ao apoio de uma fundação espanhola que quis e pode acarinhar este trabalho. Mas, para este ano, já não há esse apoio…

E é aqui que podemos entrar nós, respondendo ao convite que o Papa nos fez neste dia Mundial da Paz: “(…) com o Jubileu da Misericórdia, quero convidar a Igreja a rezar e trabalhar para que cada cristão possa maturar um coração humilde e compassivo, capaz de anunciar e testemunhar a misericórdia, de «perdoar e dar», de abrir-se «àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais, que muitas vezes o mundo contemporâneo cria de forma dramática», sem cair «na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói (…)»

Veja outros videos sobre as atividades do Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto:

Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto sj

Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto Ano Lectivo 2014/2015
https://youtu.be/CzGeZYUyGl4