domingo, 29 de setembro de 2013

EVANGELHO DO XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)

Lc. 16, 19-31 Este domingo Jesus, no Evangelho, continua a falar-nos da questão dos bens e da riqueza e de como muitos ricos são avarentos e apegados aos bens/dinheiro, não se importando com os que mendigam à sua porta ou passam mal à sua volta. A riqueza não é um mal em si se, os que a possuem, são capazes de repartir o que têm com os que passam necessidade. Quando Jesus conta a Parábola do rico avarento e do pobre Lázaro, que jazia à sua porta, sem poder saciar-se do que caía da mesa do rico, é para chamar a atenção dos que, tendo muitos bens, desprezam os pobres. A esses o que os espera é o tormento eterno, longe de Deus.
Que nunca nos suceda, pois, desviar o olhar e não doar a nossa assistência aos Lázaros que se cruzam connosco todos os dias, seja pela sua como pela nossa salvação.
Amando o próximo, aquele que mais precisa material e espiritualmente estaremos a seguir Jesus Cristo.

domingo, 22 de setembro de 2013

D. GILBERTO - BISPO DE SETÚBAL - CELEBRA BODAS DE OURO SACERDOTAIS

 
Este sábado, 21 de Setembro, D. Gilberto, Bispo de Setúbal, celebrou o 50º aniversário da sua Ordenação sacerdotal. Em 21 de Setembro de 1963, foi ordenado Presbítero na Sé de Vila Real. A comunidade diocesana de Setúbal reuniu-se com o seu Bispo, na Sé, às 12.00, para dar graças a Deus pelo dom do ministério ordenado, especialmente na pessoa do nosso Bispo. A Paróquia de S. Francisco Xavier também recordou a data e deu graças a Deus pelas Bodas de Ouro sacerdotais do senhor D. Gilberto. Que o Senhor o abencoe.


 

EVANGELHO DO XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)


Lc. 16, 1-13 No evangelho deste domingo Jesus apresenta-nos a Parábola do administrador sagaz para nos ensinar que tudo o que somos e tudo o que temos é dom/dádiva de Deus. Nada nos pertence verdadeiramente, somos apenas administradores, e não senhores, dos bens que Deus nos dá, mas que na realidade são d'Ele. E é preciso administrá-los bem, sem prejuízo de ninguém, para o bem de todos. O apego à riqueza e a indevida utilização do dinheiro idolatrando-o/endeusando-o leva à escravização e à exploração do homem pelo homem, que é o que está a acontecer na sociedade actual. E o mais importante é, de facto, o homem, porque a felicidade não se encontra no vil metal, mas nas relações humanas. Como Jesus afirma este domingo no Evangelho: "Ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro". "Ou um, ou outro", como diz o Papa Francisco. Não sejamos então escravos dos bens exteriores porque só a Cristo devemos reconhecer como Senhor. N'Ele se encontra a verdadeira felicidade.

domingo, 15 de setembro de 2013

EVANGELHO DO XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)


Lc 15, 1-32  Hoje, no Evangelho, Jesus diz-nos que há grande festa no Céu sempre que um pecador se arrepende e convida-nos a imitar o filho pródigo - o filho que parte e gasta tudo quanto possui numa vida dissoluta, mas que depois se arrepende e decide ir ter com o Pai dizendo: "Pai, pequei cOntra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho" e é recebido, por aquele, de braços abertos. É, ao fim e ao cabo, um convite à humildade, a reconhecermos os nossos erros e pecados e a regressarmos sempre à Casa do Senhor - a voltarmo-nos sempre para Deus - que nos abraça e fortalece com o Seu amor misericordioso de PAI, no Sacramento da Reconciliação.
Louvado seja Deus Nosso Senhor pelo seu amor e infinita bondade!

domingo, 8 de setembro de 2013

EVANGELHO DO XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)

 
Lc. 14, 25-33 O Evangelho deste XXIII domingo do tempo comum, questiona-nos sobre o lugar que Deus ocupa na nossa vida. E que lugar ocupa Ele? Vem depois da família ou antes da família? Preferimo-lo ao pai, à mãe, ao marido, à esposa, aos filhos e à própria vida, ou não? Se assim não é, diz Jesus que não podemos ser seus discípulos. Jesus tem de estar sempre em primeiro lugar na nossa vida. Tudo o resto é secundário. Seguir Jesus implica, pois, fazer opções, tomar a sua cruz e RENUNCIAR a muitas coisas, inclusivé à própria vida, se necessário fôr. A nossa opção deve ser, sempre, e acima de tudo por Ele. Cristo não admite partilhas. Quer-nos do lado d'Ele a 100%. Que o Senhor nos dê a sabedoria de coração e o seu Espírito Santo para percebermos isto e vivermos de acordo com o que são os seus desígnios...

domingo, 1 de setembro de 2013

PEREGRINAÇÃO DA PARÓQUIA À TERRA SANTA

De 23 a 30 de Agosto decorreu a Peregrinação à Terra Santa organizada pela Paróquia e acompanhada pelo P. José Pires. Ao longo de 7 dias, os que participaram percorreram alguns dos lugares mais importantes do cristianismo, os lugares que Jesus percorreu há cerca de 2000 anos, recordando em cada um deles os acontecimentos que aí tiveram lugar.

             
 

 CANÁ (GALILEIA)

              
 
MONTE DAS BEM AVENTURANÇAS
 
 

RIO JORDÃO
 

 
NAZARÉ
 
 
BELÉM
 
            
 
 JERUSALÉM
 
 
 

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)


Lc. 14, 1.7-14 Muitas vezes julgamo-nos mais importantes ou superiores aos outros porque temos um curso, porque temos dinheiro, apresentação etc... e fazemos, muitas vezes, as coisas à espera de agradecimentos e elogios. No entanto, aos olhos de Deus, essa atitude não nos eleva. A humildade sim. Diz Jesus, hoje, no Evangelho, que "quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado". É um apelo à humildade e a aprendermos com Ele que é "manso e humilde de coração". Ele convida-nos a que façamos tudo gratuitamente, desinteressadamente, sem estar à espera de qualquer retribuição. Servir por, ou para, servir e não para dar nas vistas. E aquele que assim caminha é feliz.