domingo, 3 de maio de 2020

Papa Francisco convida a «Redescobrir» a beleza da oração do Terço

Papa Francisco escreveu uma carta dirigida a todos os “fiéis” para o mês de maio, que manifestam particular “devoção e amor à Virgem Maria”, onde valoriza a tradição de rezar o Terço.
“Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual”, escreve o Papa num texto publicado na Sala de imprensa da Santa Sé.
Francisco propõe “duas orações a Nossa Senhora” para serem rezadas no final da oração do Terço, a fazer “juntos ou individualmente”: “Eu mesmo as rezarei no mês de maio, unido espiritualmente convosco”, garante.
“Pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na Internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”, indica o Papa.
Afirma Francisco que a “contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria”, vai ajudar à união “como família espiritual” e ajudar a “superar esta prova”.

Secretariados de Catequese da Zona Centro dinamizam terço em família
Os Secretariados da Catequese da Zona Centro, em que inserem as Dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal fazem a proposta aos catequistas, catequizandos e respetivas famílias de, a cada dia do mês de maio, de rezar o terço em casa seguinte um esquema simples, que serão disponibilizados online.
“Não podendo estar fisicamente juntos para celebrar e rezar em grupo ou nas paróquias, acolhemos o desafio do Papa Francisco” referem o
secretariados diocesanos em nota informativa.
Os esquemas, preparados com os catequistas e grupos de catequese de cada uma das Dioceses, vão ser progressivamente disponibilizados em
Na semana de 17 a 23 de maio, as meditações serão propostas pela catequese da Diocese de Setúbal.