terça-feira, 26 de maio de 2020

INFORMAÇÃO IMPORTANTE - Normas práticas para a celebração da missa

Caros amigos,

No próximo fim-de-semana retomaremos a celebração das missas abertas à comunidade paroquial. É uma grande alegria podermos voltar a celebrar juntos o sacramento da Eucaristia. No entanto, porque alguns cuidados ainda são necessários, teremos que fazer algumas adaptações e pôr em prática algumas normas para segurança de todos. A lista que se encontra abaixo é elaborada a partir das Orientações da Conferência episcopal Portuguesa.

  • Em primeiro lugar, cabe recordar a importância do preceito dominical. Nos últimos meses não nos foi possível participar na Missa por motivos de força maior. Não há, por isso, falta grave da nossa parte. A partir de agora, ser-nos-á mais fácil participar na Missa de Domingo, mas provavelmente não todas as semanas. Dadas as circunstâncias, desde que façamos da nossa parte o que pudermos, podemos ficar de consciência tranquila. Devemos, no entanto, procurar outras formas, como já temos feito ao longo destes meses, de santificar o Domingo através da oração e da leitura da Palavra de Deus e outras práticas de piedade.
  • Não devem vir à Missa:
    • As pessoas que estão doentes de COVID ou têm febre, tosse seca ou dificuldade em respirar, por porem os outros em perigo de contágio;
    • As pessoas de grupos de risco, como as pessoas de idade avançada ou cuja saúde as põe em risco elevado de contágio;
    • as crianças e jovens com menos de 18 anos, a não ser que venham acompanhadas de um familiar ou encarregado de educação.  
  • As pessoas que por doença ou idade avançada não puderem participar presencialmente na Missa podem pedir a visita de um ministro extraordinário da comunhão. Se lhes for possível, podem vir à Missa à semana, uma vez que há menos pessoas presentes, mas devem evitar vir frequentemente.
  • Haverá equipas de acolhimento à entrada da celebração que procurarão ajudar a que tudo corra bem. Vão garantir que todos entramos com máscara na igreja, que desinfectamos as mãos ao entrar e indicarão a cada pessoa ou família o banco que devem ocupar. Peço da parte de todos boa vontade e espírito de colaboração.
  • Dentro da igreja devemos permanecer de máscara posta durante toda a celebração, excepto para receber a sagrada Comunhão.
  • Cada banco só leva duas pessoas, a não ser que sejam pessoas que vivem na mesma casa. É por isso preferível que se inscrevam por família/casa, para que mais pessoas possam ocupar os bancos.
  • Uma vez que seremos muito menos pessoas dentro da igreja, temos de seguir um sistema de inscrições, de maneira que tudo possa decorrer sem stress desnecessário.
    • Quem quiser participar na Missa de sábado ou domingo deve contactar-me para se inscrever (917 110 409). Só entrarão para a Missa as pessoas que se tiverem inscrito. Uma pessoa que não se inscreveu não poderá tomar o lugar de quem se inscreveu. A equipa de acolhimento fará com que isto seja observado.
    • Teremos Missa sábado às 18h e domingo às 11h (meia-hora mais cedo que o habitual) e às 18h (acrescentada para alargar a possibilidade de participar).
    • Se o tempo for favorável, celebraremos no exterior, no terreno por detrás da paróquia, onde mais pessoas podem assistir. Não haverá lugares sentados. Se alguém quiser sentar-se deve trazer assento de casa. Estaremos ao sol, pelo que será permitido o uso de chapéu ou outra forma de se proteger do sol. Os adultos que acompanharem crianças devem assegurar que estas estão protegidas do sol.
    • Se a celebração da Missa decorrer no exterior, o número de participantes na assembleia não será limitado aos inscritos. Assim, se fizer bom tempo, mesmo que não nos tenhamos inscrito é provável que haja lugar para nós, se a Missa decorrer no exterior.
  • Estas normas aplicam-se, com as devidas adaptações, a quaisquer outros actos litúrgicos ou de piedade que venham a ter lugar na igreja, nomeadamente a oração do terço. De momento não será rezado o terço antes da Missa. Ver-se-á no futuro a possibilidade de retomar essa prática. Procuremos continuar esse hábito em nossas casas.
Que estas normas e estes cuidados não nos distraiam do essencial e não nos impeçam de viver a celebração com devoção, reverência e alegria.


Com amizade,
Pe. João