domingo, 2 de junho de 2019

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DA SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (ANO C)


Evangelho: Lc 24, 46-53.
Ascensão: chamada à esperança e à missão!
Quarenta dias após a Páscoa da Ressurreição, a Igreja celebra a Ascensão do Senhor. Em Portugal e noutros países, como a quinta-feira da VI semana de Páscoa, dia em que se cumprem os quarenta dias depois da Ressurreição, não é feriado, a celebração da Ascensão foi transferida para o VII Domingo de Páscoa. No entanto, tal mudança pode ser uma mais-valia catequética que demonstra o carácter pascal da Ascensão de Cristo.
A Ascensão é a subida do Senhor aos céus depois da ressurreição; é o mistério da glorificação de Jesus ao triunfar, pela ressurreição, da sua morte na cruz. “A ascensão é o cumprimento integral da ressurreição e assinala a participação de Cristo, na sua humanidade, no poder e na autoridade do próprio Deus” (Enciclopédia Christos).
O capítulo XXIV do evangelho de Lucas insiste várias vezes na necessidade do Mistério Pascal de Cristo (morte e ressurreição). No entanto, na terceira vez que retoma o tema da necessidade do Messias sofrer e ressuscitar, em Lc XXIV, o evangelista junta também a necessidade da pregação: “havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações”. Podemos então concluir que a pregação/a missão é algo vinculado a Jesus e ao seu mistério Pascal. Na verdade, a missão confiada aos discípulos é a pregação no nome de Jesus (“havia de ser pregado em seu nome”) e que deve ter como conteúdos o arrependimento e o perdão dos pecados. “Conversão teológica, isto é, que o Crucificado é Revelação gloriosa de Deus, e não ignomínia e derrota! Perdão: significa que o Amor de Deus é maior que o nosso pecado!” (António Couto).
Outra das características da pregação/missão dos apóstolos é a universalidade (“a todas as nações, começando por Jerusalém”). Cristo Ressuscitado envia os seus discípulos a anunciar o evangelho a todo mundo a partir de Jerusalém. Não nos podemos esquecer que é este o esquema geográfico da obra lucana. O evangelho de Lucas começa em Jerusalém com a anunciação do anjo a Zacarias no templo de Jerusalém e o livro dos Actos dos Apóstolos termina com Paulo em Roma. 
Para o desempenho desta missão, o Senhor Jesus promete aos seus discípulos o dom do Espírito Santo: “Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto”. A pregação/missão só é possível na força do Espírito. 
Celebrar a Ascensão de Jesus é um convite à esperança e à missão. Um convite à esperança porque ao subir aos céus, Cristo introduz o Homem, que tinha assumido na encarnação, na glória de Deus Pai. Um convite à missão porque é aqui que o Ressuscitado confia, de uma maneira definitiva e solene, aos seus discípulos a missão eclesial. (P. Nuno Ventura Martins, missionário passionista)