domingo, 14 de janeiro de 2018

REFLEXÃO DO PAPA FRANCISCO SOBRE O EVANGELHO DO II DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO B)


Jo 1, 35-42 Superar uma religiosidade costumeira e reavivar o encontro com Jesus: esta foi a reflexão que o Papa fez aos fiéis reunidos na Praça de S. Pedro para rezar com eles a oração do Angelus deste II Domingo do tempo comum.
Na sua alocução, Francisco comentou o Evangelho do dia, que propõe a manifestação do Senhor, como na festa da Epifania e do Batismo de Jesus.
Desta vez, é João Batista que indica Jesus aos seus discípulos como o “Cordeiro de Deus”, convidando-os a segui-lo. João Batista é uma testemunha fundamental, pois foi o primeiro a percorrer o caminho e a encontrar o Senhor. E justamente por isso pode orientar o caminho aos demais: “Vinde ver”.
Neste caminho, indicou o Papa, não é suficiente construir uma imagem de Deus baseada no “ouvir falar”; é preciso ir à procura do Mestre e ir onde Ele está, como fazem os dois discípulos.
A vida de fé, explicou o Papa, consiste no desejo ardente de estar com o Senhor e, portanto, numa busca contínua do lugar onde Ele habita.
“Portanto, somos chamados a superar uma religiosidade costumeira e certa, reavivando o encontro com Jesus na oração, na meditação da Palavra de Deus e na frequência aos Sacramentos, para estar com Ele.”
Este é o caminho, indicou o Pontífice: “Procurar Jesus, encontrar Jesus e seguir Jesus”.
O Papa Francisco concluiu confiando a Nossa Senhora este propósito de seguir Cristo para reencontrar Nele esperança e ímpeto espiritual.