sábado, 30 de novembro de 2019

TRAZENDO Á MEMÓRIA

Imagem de São Francisco Xavier

Em 16 de novembro de 2013 a Paróquia de Paio Pires ofereceu à de S. Francisco Xavier de Caparica uma imagem do seu Padroeiro. Esta doação aconteceu numa cerimónia que decorreu pelas 11h na Igreja de Paio Pires, logo após uma homenagem feita ao anterior Pároco, o Padre Duarte Teixeira (jesuíta), que levou para lá a imagem e que foi pároco daquela Paróquia durante 30 anos.


 A ideia de oferecer a imagem à Paróquia de S. Francisco Xavier partiu do Pároco, o P. Sérgio, que tendo sido, pároco da Trafaria, sabia da necessidade e da vontade que a Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica tinha, de uma imagem do seu Padroeiro e que por falta de dinheiro ainda não tinha conseguido adquirir. Foi um bonito gesto de partilha testemunhado por paroquianos das duas Paróquias e que contou com a presença dos sacerdotes de ambas as Paróquias e do Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus: o P. Alberto Brito.


No fim da cerimónia foram assinados os autos da doação, por cada um dos padres presentes para selar este acto de entrega.


Em 23 de novembro de 2013, a imagem já ocupou o seu lugar na Igreja de S. Francisco Xavier de Caparica para alegria de todos os paroquianos.
A novena em honra deste santo começou a 24 de novembro e prolonga-se até 3 de Dezembro - dia de S. Francisco Xavier.



Relíquia de S. Francisco Xavier 

















Na Celebração da Eucaristia da tarde de 3 de dezembro de 2014, tivemos a alegre  surpresa da oferta de uma relíquia de S. Francisco Xavier, trazida de Roma pelo Irmão José Silva, sj.


No final da Missa foi mostrada de pertinho a cada um


                         Documento que acompanha a relíquia, um pedacinho de osso do Santo!



S. FRANCISCO XAVIER, ROGAI POR NÓS!

Passados 5 anos a mesma relíquia de S. Francisco Xavier voltou a ser apresentada pelo Pároco Padre João de Brito, SJ  para veneração nos dias 30 de novembro, 1 e 3 de dezembro no final de cada Eucaristia.