domingo, 4 de dezembro de 2016

REFLEXÃO DO PAPA FRANCISCO SOBRE O EVANGELHO DO II DOMINGO DO ADVENTO (ANO A)

Mt 3, 1-12 Hoje, na oração do Ângelus, o Papa Francisco revelou o que é necessário fazer para alcançar o reino dos céus e encontrarmo-nos com Deus.
O Papa recordou que hoje celebramos o segundo domingo do Advento e explicou que "é um anúncio alegre: O Reino de Deus está no meio de vós!”. “Esta é a mensagem central de toda a missão cristã”, acrescentou.
Francisco perguntou: "O que é este reino dos céus?". “Certamente, o reino de Deus se estenderá indefinidamente para além da vida terrena, mas a boa notícia que Jesus nos traz - e que João antecipa - é que o reino de Deus, de alguma forma, já está presente e podemos experimentá-lo”.
"Deus vem estabelecer o seu domínio na nossa história, na nossa vida quotidiana; e lá, onde é acolhido com fé e humildade, brotam o amor, a alegria e a paz”.
O Santo Padre também explicou que “a condição para fazer parte do reino é realizar uma mudança na nossa vida, isto é convertermo-nos, dando um passo a cada dia: trata-se de deixar os caminhos, convenientes, mas enganosos, dos ídolos deste mundo: o sucesso a todo custo, o poder à custa dos mais fracos, a sede de riqueza, o prazer a qualquer preço” e “abrir o caminho ao Senhor que vem. Ele não tira a nossa liberdade, mas nos dá a verdadeira felicidade”.
“Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que faz morada no meio de nós para nos libertar do egoísmo, do pecado e da corrupção”.
Francisco disse que o Natal "é um dia de grande alegria, também exterior, mas é principalmente um evento religioso, por isso é necessária uma preparação espiritual". Assim, pediu para confessarmos "os nossos pecados no sacramento da Penitência", pois "neste sacramento experimentamos nos nossos corações a proximidade do reino de Deus e a sua salvação".
“A salvação de Deus é obra de um amor maior, maior do que nosso pecado; somente o amor de Deus pode cancelar o pecado e livrar do mal, e somente o amor de Deus pode guiar-nos no caminho do bem”.