domingo, 15 de junho de 2014

A FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 
A Festa da Santíssima Trindade lembra-nos que o nosso Deus não é um ser isolado. Nele existem três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. São Pessoas em relação, uma relação de amor. Cada uma delas é Deus, mas há um só Deus. É assim que o catecismo define o nosso Deus. Trata-se de um mistério que a nossa mente limitada não consegue abarcar, mas admitimos porque nos foi revelado.
O Livro do Génesis diz-nos que fomos criados à imagem de Deus, isto é, seres em relação. Assim, quando um casal procura viver bem a sua relação de amor, está a ser para aqueles que o vêem viver uma imagem viva e verdadeira de Deus. Obrigado a todos os casais que nos ajudam a perceber melhor quem é Deus – um ser em relação, uma relação de amor.
O mesmo se aplica a uma comunidade, um grupo, que procura viver bem a sua relação.
 
P. Horácio Noronha (Paróquia de Cristo Rei - Pragal) - Facebook 14.06.2014
 
Uma pessoa que ama os outros pela própria alegria de amar é um reflexo da Trindade.Uma família em que os membros se amam e se ajudam mutuamente é um reflexo da Trindade. Uma paróquia em que as pessoas se querem bem e partilham os bens espirituais e materiais é um reflexo da Trindade.
 E o amor verdadeiro não tem limites, mas sabe limitar-se, para ir ao encontro do outro, para respeitar a liberdade do outro, e este amor da Trindade habita na Eucaristia.

Papa Francisco - Ângelus 15.06.2014