domingo, 18 de maio de 2014

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DO V DOMINGO DA PÁSCOA (ANO A)

 
Jo 14, 1-12 Seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é a mensagem central do Evangelho deste V domingo da Páscoa e nos leva a vivenciar a novidade do Amor de Deus por nós, sempre original, descoberto aos poucos.
Jesus é o Caminho para o Pai. Ele veio do Pai, com o Pai é um e volta para o Pai. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, diz-nos o Senhor (cfr Mt 11,27).
Jesus é a Verdade, a revelação autêntica do projeto de Deus, a manifestação visível e encarnada do amor do Pai. A verdade vos libertará (cfr. Jo 8, 32). Em Jesus nos sentimos plenamente livres e amados.
Jesus é a Vida (cfr. Jo 1,4), é a própria ressurreição, a vida eterna, a Vida!
Muitas vezes em nossa vida surge uma novidade, algo com que não contávamos e que precisamos acolher, dar espaço e lugar. Precisamos saber inserir esse inesperado que parece ter vindo para ficar e modificar o nosso dia a dia e até nossa própria vida.
De acordo com as leituras de hoje é necessário que sejamos movidos pelo amor, pelo desejo de servir, que recorramos a Deus na oração e que coloquemos em prática aquilo que o Espírito Santo nos inspirar. Quando Jesus fala que nos vai preparar um lugar no Céu, Ele está a prestar-nos um serviço.
E, na vida cristã, o maior é aquele que serve mais. Ora a vida de Jesus foi um eterno serviço, desde o nascimento até a morte, sem deixar de lado a ressurreição e os atos após ela.
É necessário seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, que se retirava em oração, ouvia o Pai e agia.
Assim, do mesmo modo como fizeram o Senhor e a primeira comunidade, estaremos anunciando que Deus nos ama, está conosco e, através de nossas ações e do nosso serviço, continua criando o mundo.

Pe. César Augusto dos Santos SJ (Rádio Vaticana)