domingo, 2 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

 
Lc. 2, 22-40 A Igreja celebra neste domingo a Festa da Apresentação de Jesus no Templo. O Evangelho de hoje relata que quarenta dias depois do nascimento de Jesus, e em obediência à lei de Moisés, Maria e José levam o menino ao templo para oferecê-lo e consagrá-lo a Deus. "Este episódio do Evangelho é um ícone da doação daqueles que, por um dom de Deus, adquirem os traços típicos de Jesus casto, pobre e obediente, o Consagrado do Pai", frisou, neste dia, o Santo Padre que acrescentou: "Esta oferta de si a Deus cabe a todo cristão, porque todos nós somos consagrados a Ele mediante o Batismo. Somos todos chamados a nos oferecer ao Pai com Jesus e como Jesus, fazendo de nossa vida uma generosa doação na família, no trabalho, no serviço à Igreja e nas obras de misericórdia."
Mas na sua homilia, o Sumo Pontífice sublinhou, igualmente, que "a Festa da Apresentação de Jesus no Templo é chamada também 'a festa do encontro': o encontro entre Jesus e o seu povo; quando Maria e José levaram o seu filho ao Templo de Jerusalém, realizou-se o primeiro encontro entre Jesus e o seu povo, representado pelos dois anciãos, Simeão e Ana". E sublinhou o Papa, a propósito: "Aquele foi também um encontro dentro da história do povo, um encontro entre os jovens e os idosos: os jovens eram Maria e José com o seu recém-nascido e os anciãos eram Simeão e Ana, dois personagens que sempre frequentavam o Templo". Sobre os anciãos, São Lucas diz que eram guiados pelo Espírito Santo. Então, à luz desta passagem e segundo o Santo Padre, podemos ainda olhar "para vida consagrada como um encontro com Cristo, pois Ele vem até nós, trazido por Maria e José, e nós vamos em direção a Ele, guiados pelo Espírito Santo. Mas no centro está Ele. Ele move tudo, Ele nos atrai ao Templo, à Igreja, onde podemos encontrá-lo, reconhecê-lo, acolhê-lo e abraçá-lo". Ele é a luz que veio para se revelar às nações, como anuncia Simeão.
 "Que a graça deste mistério, o mistério do encontro, nos ilumine e nos conforte em nosso caminho", como concluiu hoje o Papa Francisco, na sua homilia.