domingo, 8 de dezembro de 2013

EVANGELHO DA SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

 
Lc. 1, 26-38 Hoje, a Igreja celebra a Festa/Solenidade da IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA, Padroeira de Portugal e Moçambique.
O Evangelho desta solenidade diz-nos que o anjo Gabriel foi enviado por Deus a Nazaré, a anunciar a Maria que ela conceberia e daria à luz o Filho do Altíssimo e que Maria apesar de não saber como seria isso pois não conhecia homem, acredita no que lhe é dito da parte de Deus e diz: "Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra." Isto significa que Maria imaculada (isenta de todo o pecado desde a sua concepção) eleita livre e amorosamente por Deus, para Mãe do Salvador, também ela, livre e amorosamente, aceitou essa eleição, dizendo-lhe a única palavra, que Ele tem direito a ouvir de nós: Sim.
Como disse, hoje, o Papa no Angelus: “Olhemos para ela e deixemo-nos guiar por ela, aprendamos a ser mais humildes e também mais corajosos no seguimento da Palavra de Deus, para acolher o abraço terno do seu filho Jesus, um abraço que nos dá vida, esperança e paz.” e não esqueçamos, nunca, que Deus a destinou a ser para todos nós, advogada da graça e modelo de santidade.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.