sábado, 6 de abril de 2013

EVANGELHO DO II DOMINGO DA PÁSCOA (ANO C)

 
Jo. 20, 19-31 No Evangelho deste 2º Domingo da Páscoa, Jesus, depois de morto e sepultado, rompe barreiras e aparece vivo, aos discípulos, no 1º dia da semana. A primeira coisa que lhes oferece é a PAZ quando lhes diz: «A paz esteja convosco». Depois, sopra sobre eles e diz: «Recebei o Espírito Santo", dando-lhes, logo em seguida, o poder de perdoar os pecados:"Áqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados".
Oito dias depois, Jesus volta a aparecer-lhes e a oferecer-lhes a paz. Porém, nessa ocasião, a sua atenção volta-se particularmente para Tomé, o discípulo que que quer ver para crer e diz-lhe: " Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé responde-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» e Jesus conclui: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».
Jesus ressuscitou verdadeiramente. Jesus é o Messias, o Filho de Deus. É nisto que temos de acreditar para que acreditando, tal como diz S. João, "tenhamos a vida em seu nome".
Neste Ano da FÉ, que nós, ao contrário de Tomé, não duvidemos, mas acreditemos, verdadeiramente em Jesus - nosso Senhor e nosso Deus -  e na sua Ressurreição para que, assim, a nossa vida, vivida na esperança desta consoladora realidade e na paz que Jesus nos oferece, seja uma vida mais feliz...