terça-feira, 11 de outubro de 2011

V Aniversário da Paróquia de S. Francisco Xavier

 No Sábado dia 15 de Outubro celebra-se o V aniversário da Paróquia.
Por tantos dons que Deus nos concedeu demos graças na Eucarístia das 18h.

Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica na Diocese de Setúbal teve início a 15 de Outubro de 2006 pelas 16h30 com a Celebração da Eucarístia presidida pelo Senhor Bispo de Setúbal D. Gilberto, sendo nomeado 1º Pároco Padre José Pires Lopes Nunes, SJ.  


Decreto

FAZEMOS  SABER que, considerando que os fiéis que se reúnem habitual­mente na igreja de São Francisco de Borja consti­tuem uma comunidade con­sistente e em crescimento; Considerando que o cuidado pastoral da comunidade fi­cará mais bem assegurado com a criação de uma pa­róquia; Considerando que os párocos das paróquias vizinhas, Pragal e Monte de Ca­parica, estão de acordo quanto à criação da nova paróquia; Considerados os pareceres favoráveis do Con­selho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, dos Vigários forâneos e do clero das Vigararias de Almada e Caparica
HAVEMOS POR BEM erigir a QUASI-PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO XAVIER DE CAPARICA, com sede na actual igreja de São Francisco de Borja, a partir das paróquias do Monte da Caparica e do Pragal, com os limites assi­nalados no mapa anexo e que são os seguintes:
A Nascente: a auto-estra­da A2.
A Sul e a Poente: a via rápida da Costa da Capa­rica (IC 20), inflectindo para poente na saída para o Hos­pital Garcia da Orta, passan­do ao lado direito da rotun­da, em linha imaginária à entrada da calçada do Bi­cheiro, sem entrar nela; se­guindo pela esquerda pela Rua da Bela Vista continuando (depois de cruzar a ­Rua dos Três Vales), pela Rua Raposo de Cima, viran­do à direita pela Rua do Moinho do Raposo, até à Escola Básica Integrada; antes da Escola, mas junto dela, volta à esquerda em linha imaginária até ao rio Tejo.
   A Norte: o rio Tejo.
   Deste Decreto se dará conhecimento, para os devi­dos efeitos, às autoridades competentes, bem como aos párocos vizinhos da nova paróquia. O mesmo será publicado nos órgãos de comunicação da Diocese.

Dado em Setúbal, aos 29 de Junho de 2006, Solenida­de dos Apóstolos São Pedra e São Paulo.

                                                                                                   Gilberto, Bispo de Setúbal