Folha Comunidade Paroquial de S. Francisco Xavier

QUARESMA 2010   Celebração de Ramos

«Bendito o que vem

em nome do Senhor»                           


Evangelho de Lc 19, 28-40

Jesus seguia à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém
Quando Se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém montou.
Soltai-o e trazei-o. Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: ‘O Senhor precisa dele’». Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos perguntaram:
«Porque soltais o jumentinho?». Eles responderam: «O Senhor precisa dele».
Então levaram-no a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho. Estando já próximo da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!». Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras».


Viver a Boa Nova   


Começamos a Semana Santa com alegria ao aclamar "Bendito O que vem em nome do Senhor". Mas logo em seguida na Eucaristia as coisas mudam de feição.
Aquele que foi aclamado é rejeitado, condenado, negado e executado. "Que hei-de fazer d'Aquele que chamais Rei dos Judeus?" Finalmente o Centurião confessa: "Na verdade este homem era Filho de Deus."
Aqui está o desafio da Semana Santa: Reconhecer em Jesus o Filho de Deus que vem a nós, e nos salva. Vem em humildade (montado num jumento) e é na humilhação até à morte por causa da fidelidade à Sua mensagem que é reconhecido como aquilo que é: Filho de Deus. E porque é Filho de Deus e homem, é Salvador. O Seu proceder é caminho de salvação.
A paixão e morte de Jesus é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.
Onde será que nós hoje aclamamos o Messias? Onde será que entregamos o filho do homem?
Identificamo-nos tantas vezes com aqueles que aqui andam à volta de Jesus e muito menos com o proceder do próprio Jesus. Reconheçamos a mentira do que fazemos e a verdade do que devemos ser, cada vez mais apoiados no amor que, em Jesus, Deus vive por nós.

                                                                                                                        P. José Pires s.j.

Nós somos essas multidões      

Uns vêm com palmas, outros com espadas, estes com ramos, aqueles com uma cruz; estes deitam por terra as suas vestes, aqueles preparam-se para tirar à sorte as de Cristo. Estes oferecem os seus louvores e aqueles, vinagre: eis o sentido da festa de hoje, da vinda do Senhor, da entrada em Sião do Rei dos Reis. E a razão por que, irmãos, devemos ir ao seu encontro, nós que somos essas multidões que vêm à festa.

Sermão de Santo Epifânio


A CRUZ GLORIOSA


Acompanhar Jesus, não é apenas um gesto externo. Implica identificar-se cada vez mais com as atitudes que O levaram até à morte.
- Com que atitude desejas acompanhar Jesus nesta Semana Santa?
- Como é que a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus te compromete, concretamente na tua vida cristã, a uma maior identificação com as Suas atitudes?

QUINTA FEIRA SANTA
Como anunciar o amor

a não ser amando?

Como anunciar a vida

em abundância

a não ser vivendo plenamente?

E o que é amar?

O que é viver?

Só olhando para Jesus

teremos a resposta.

SEXTA FEIRA SANTA

 Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.





O Segredo da Sua morte e também da nossa é que não termina tudo no fracasso. O sucesso está assegurado e é A VIDA PARA SEMPRE E PARA TODOS!

Venham viver connosco o Tríduo Pascal,

                                                             Venham dispostos a estar com calma,
                                                                       serenidade e abertura de coração.
CELEBRAÇÃO DOS RAMOS

Sábado 27 de Março às 18:00h

Domingo 28 de Março às 11:30h
                Bênção dos ramos e Eucaristia        

 QUINTA-FEIRA SANTA

DIA 1 DE ABRIL
18:30 - Celebração da Ceia do Senhor – Cerimónia do Lava-pés.



Jesus na véspera da sua morte ”tendo amado os seus, amou-os até ao fim… Fazei isto em memória de mim”. Uma Memória que é Realidade, Presença e Comunhão.
21:30 - Oração de Adoração da Eucaristia. Que todos estejamos diante do Senhor, para dar graças pela Sua entrega.




SEXTA-FEIRA SANTA

DIA 2 DE ABRIL
15:00 – Celebração da Paixão do Senhor
Leitura da Paixão. Adoração da Cruz e Comunhão.
18:00 - Via-sacra
SÁBADO SANTO

DIA 3 DE ABRIL
22:00 – No átrio ao lado da entrada da Igreja, a Vigília Pascal com a
Bênção do Lume Novo, procissão do Círio Pascal - A Luz que ilumina a nossa noite.
Eucaristia Pascal – Deus vive sempre em relação com o homem.
A História de Deus e do Homem são uma só. Deus faz caminho connosco para nos levar à Vida. “Procurais Jesus? Ressuscitou!”

DOMINGO DE PÁSCOA
DIA 4 DE ABRIL
11:30 Missa
16:00 Missa para as crianças e jovens.